top of page

Simpósios Temáticos

 

 

001 - TEORIAS, PRÁTICAS E EXPERIÊNCIAS DE ENSINO DE HISTÓRIA

​

Prof. Doutorando. Gustavo Manoel da Silva Gomes (UFAL)

E-mail para envio de resumo: prof.gustavogomes@hotmail.com

 

RESUMO: Neste simpósio entende-se o Ensino de História tanto como prática social, exercida pelos docentes no cotidiano escolar, quanto como área de investigação científica do historiador. Neste sentido, viabiliza-se o diálogo construtivo entre professores de diferentes níveis e pesquisadores do ensino de história a fim de construir reflexões e teorizações sobre este campo da experiência humana. O Ensino de História tem apresentado, cada vez mais, novas configurações de ação, reflexão e sistematização em que pesquisadores e professores discutem suas perspectivas teóricas, práticas e políticas. Seguindo este redimensionamento epistemológico que faz a História encontrar-se com a Educação, este simpósio temático aglutinará pesquisadores, professores e trabalhos que articulem novos temas, conceitos, fontes, métodos e experiências do Ensino de História a fim de ampliar as discussões teórico-metodológicas deste campo de investigação e ação social.

 

Palavras-Chave: Educação, Ensino de História, Prática.

​

​​002 - GÊNERO, DIÁSPORA AFRICANA E RAÇA

​

Prof. Mestre. João Mouzart de Oliveira Junior (UNIT)

E-mail para envio de resumo:

joaomouzart21@hotmail.com

​

RESUMO: O interesse deste ST é reunir trabalhos que tratem de Gênero, Diáspora Africana e Raça, podendo ser os estudos focados em cada um desses temas, ou que desenvolvam uma articulação entre os mesmos. O objetivo principal é proporcionar um espaço de reflexão e interação, considerando as dimensões teóricas, analíticas ou empíricas dessas questões. O ST acolherá trabalhos que reflitam sobre as relações de gênero, o discurso de diáspora africana, raça, classes sociais, vícios, religiosidades, discriminação, questões geracionais e regionais, das desigualdades e representações sociais e discursos de modernidade e civilização no Brasil. Serão bem-vindos trabalhos que problematizem os elementos da diáspora africana no Brasil e especificamente no nordeste, bem como aqueles que investigam os discursos de gênero e raça, na invenção da nação Brasileira. Além disso, chamaremos atenção, para a trajetória de vida de mulheres e homens negros que ficaram na invisibilidade e tornaram-se no transcorrer dos estudos científicos, relegados de uma história oficial. Tudo isso, com o intuito de observar e reunir os debates sobre o que tem sido pensado e problematizado nos últimos anos acerca dos conceitos apresentados na proposta deste ST.

​

Palavras –Chave : Gênero, Diáspora, Raça, Classes Sociais, Vícios.

​

​

003 - HISTÓRIA DOS ÍNDIOS NO NORDESTE

​

Prof. Mestre. Diogo Francisco Cruz Monteiro (FSLF)

E-mail para envio de resumo:

diogocruz_21@yahoo.com.br 

​

RESUMO: Os índios do Nordeste são objeto de pesquisa  privilegiado no Brasil desde meados da década de 1970. Os estudiosos observam o processo de contato entre índios e não índios, onde aqueles são vistos como indivíduos “misturados”, desprovidos de seus traços culturais nativos. Destacam-se os o fenômeno da etnogênese e o protagonismo indígena, que promovem a emergência de novas identidades e a reinvenção de etnias já reconhecidas. Este simpósio reúne trabalhos que tratem do contato interétinico, protagonismo e agência indígena no nordeste, artes, rituais religiosos, relações de parentesco, educação para e/ou sobre indígenas, indigenismo, além das imagens construídas acerca dos índios. Pretendemos compor um grupo que reflita sobre variadas questões pertinentes a trajetória histórica dos indígenas do nordeste e do Brasil como um todo.

​

Palavras-Chave: História, Indígenas, Nordeste.

​

​

​004 - NARRATIVAS DO SERTÃO: HISTÓRIA, LITERATURA, IMAGEM, CINEMA E LINGUAGENS ARTÍSTICAS

 

Prof. Mestre. Uílder Celestino (UFAL)

E-mail para envio de resumo:

uilder.celestino@gmail.com

 

RESUMO: O simpósio temático pretende reunir pesquisadores de temas de narrativas sobre o sertão, compreendido no contexto de uma geografia imaginativa que ocupa espaço privilegiado no pensamento social brasileiro. Narrativas que procuram explicar o sertão ou os sertões brasileiros foram produzidas ao longo dos séculos desde o período da ocupação lusitana na região. Os cronistas, os viajantes, a história e a literatura emprestaram a palavra e a imagem no esforço de explicar a vivência humana na região semiárida do Brasil, conferindo ao sertão uma condição de fronteira a supostas regularidades do projeto colonizador. Com a modernidade, observou-se a crescente veiculação de imagens associadas à região, com destaque para a adaptação de obras da literatura para o cinema e outras produções cinematográficas e registros históricos que pretenderam representar um lugar, correspondendo a um novo momento de construção de narrativas antagonizando tradições e modernidade. Por fim, criações artísticas dos últimos vinte anos, em suas variadas linguagens, produzem um repertório de imagens possibilitando a emergência pós-colonial em diálogo com as narrativas existentes, podendo ser eficazes para recontar e repensar tradições.  

​

Palavras-Chave: Sertão, Imagens, Narrativas.

​

​

​005 - PATRIMÔNIO ARQUEOLÓGICO: O DESAFIO DAS PESQUISAS E PRÁTICAS EDUCATIVAS

​

Prof. Me. Vladimir José Dantas (UFAL)

E-mail para envio de resumo:

vladdantas@yahoo.com.br

​

RESUMO: As pesquisas e práticas educativas sobre o patrimônio arqueológico ganham cada vez mais força na contemporaneidade. Nas mais variadas expressões, os artefatos e suas narrativas sobre o passado são traduzidos através de diversas instituições: museus, tombamentos, comemorações, atividades escolares, sítios-escolas, entre outros. Tais expressões se aproximaram de conceitos como cultura, identidade, memória, diversidade – lançando novos desafios e possibilidades à função social de estudantes e profissionais da área. O simpósio temático é proposto para exposição e discussão sobre a construção do campo de pesquisa sobre o patrimônio arqueológico, englobando também as propostas educativas, os avanços, limites e problemáticas na sua contribuição sobre sentidos, práticas e políticas para o setor.

​

Palavras-Chave: Arqueologia, Patrimônio Arqueológico, Práticas Educativas.

​

006 - HISTÓRIA, SUBJETIVIDADE E A PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO HISTÓRICO

 

Prof. Mestre. Marcus Vinicius Santana Lima (Univasf)

Prof. Mestre. Eduardo José Silva Lima (Unitins)

E-mail para envio de resumo:

marcusdmba@gmail.com

​

 

RESUMO: Este simpósio temático tem como objetivo propiciar um espaço de debate sobre pesquisas que tenham como eixo temático as relações entre História e Subjetividade. Compreendemos a História como campo de estudos acerca do passado humano em suas incontáveis modalidades, possibilitando uma variedade de abordagens conceituais sobre trajetórias de indivíduos e grupos sociais que organizaram, no tempo e no espaço, formas plurais de existência e sociabilidade. Considerando todas as estratégias de vida que homens e mulheres adotam, entre elas o trabalho, a religião, a celebração, a narrativa escrita ou oral, a ação política e muitas outras, o simpósio privilegiará as pesquisas que busquem compreender a dimensão subjetiva da existência humana, tais como as estruturas de pensamento, cultura de trabalho e lazer, manifestações artísticas, elementos de religiosidade, dinâmicas de sociabilidade e expressões imateriais do cotidiano. Serão aceitos trabalhos que adotem teorias e metodologias da História e de áreas afins com o intuito de garantir o diálogo interdisciplinar entre a historiografia e demais ciências.

 

​

Palavras-Chave: História, Subjetividades, Teoria.

​

 

007 - LUTAS SOCIAIS ENTRE CONTINUIDADES E DESCONTINUIDADES: CONFLITOS EM TEMPOS DE "GLOBALIZAÇÃO"

​

Aruã Silva de Lima (UFAL)

João Victor dos Santos (UEFS)

E-mail para envio de resumos:

joaovictorh20@gmail.com

 

RESUMO: Neste simpósio temático pretende-se agregar trabalhos cujas abordagens dialoguem com as mais variadas versões metodológicas da filosofia da práxis. É objetivo deste simpósio receber propostas nos mais variados níveis de amadurecimento teórico-metodológico e, neste sentido, serão bem-vindos resumos provenientes de trabalhos de conclusão de cursos, seja de doutorado e graduação. Do ponto de vista temático, compreende-se como escopo deste simpósio os variados desdobramentos do avanço capitalista a partir da Primeira Guerra Mundial até os dias atuais em todo o globo, inclusive o Brasil. Dentre os desenvolvimentos privilegiados por este simpósio estão as reações anti-sistêmicas das amplas plêiades do pensamento político contemporâneo à esquerda. Portanto, tanto reflexões teóricas contra-hegemônicas sobre o nosso tempo quanto suas respectivas materializações nas formas de organizações e entidades vinculadas aos grupos subalternos – seja em função da posição de classe, seja em função das mais variadas formas de subalternização como racismo, gênero e nação – são objetos de interesse. Também incentiva-se trabalhos sobre formações sociais e aparatos políticos cujos objetivos sejam a manutenção do status quo e/ou o aprofundamento das relações de mercado em suas diferentes formas. Dessa maneira, o objetivo central deste espaço agregar trabalhos acerca dos conflitos do nosso tempo cotejando os mais distintos protagonistas de nosso tempo.

​

Palavras-chave: Lutas sociais; organizações de esquerda; filosofia da práxis.

​

​

008 - COMUNIDADES TRADICIONAIS E RELIGIOSIDADE POPULAR: ORALIDADES, MEMÓRIAS E IMAGENS

​

Prof. Mestre. José Adelson Lopes Peixoto (UNEAL)

Profa. Francisca Maria Neta (UNEAL)

E-mail para envio de resumos:

adelsonlopes@uneal.edu.br

​

RESUMO: Este ST busca abrir espaço para apresentação de pesquisas ancoradas no uso da oralidade, memórias e imagens para descrever as práticas culturais e religiosas materializadas ou não nas comunidades tradicionais. O objetivo é discutir como as lembranças e esquecimentos constituem a memória local e como essas memórias interferem no cotidiano das comunidades estudadas. O debate será contextualizado a partir dos estudos da História Cultural, da Antropologia Visual, da Sociologia, da História das Religiões, da História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena. A metodologia utilizada pelos apresentadores deve ter o suporte no uso da história oral como instrumento teórico-metodológico, instrumentalizada em pelo menos um dos seguintes procedimentos: entrevistas, relatos, história de vida e iconografias.

 

Palavras-chave: Fontes, História, Metodologia.

​

009 - GÊNERO E SEXUALIDADE NA HISTÓRIA: OBJETOS, FONTES E ABORDAGENS

​

Prof. Mestre. Sandro José da Silva (UFRPE)

E-mail para envio de resumos:

sandrosilvahistoria@yahoo.com.br

​

RESUMO: Sabemos que a História é filha de seu tempo. O historiador, quando vai ao passado, o faz a partir de demandas do presente. Sujeitos e temas que antes viviam nas sombras, hoje, vêm à tona, na mídia e no cotidiano, como: as mulheres, os homossexuais, as travestis, os bissexuais, machismo, feminismo e uma gama de outros comportamentos e desejos que antes eram objeto apenas da Sociologia e da Antropologia. Nesse sentido, as propostas que tratam de Gênero e Sexualidade são um terreno fértil para novas pesquisas historiográficas. Por isso, o presente Simpósio Temático, tem por objetivo trazer trabalhos que fomentem a discussão sobre tais temas.

​

Palavras-chave: Gênero, Sexualidade, História.

​

010 - AS MÚLTIPLAS FACES DO PÚBLICO E DO PRIVADO: O COTIDIANO DA RUA E DA CASA NO SÉCULO XIX

​

Prof. Mestre. Sandro Vasconcelos da Silva (UFRPE)

E-mail para envio de resumos:

svasconcelos72@gmail.com

​

RESUMO: O propósito desse simpósio é trazer à luz da discussão o cotidiano e as vivências ocorridas no espaço da rua e da casa brasileira oitocentista. Tais experiências passaram por modificações tanto nas suas estruturas físicas como das mentalidades, criando territórios de atuação de vários personagens históricos. Procuramos com isso desvendar como se deu o abandono, a modificação e a criação dos modos de viver a casa e a cidade que eram fortemente influenciados pelos modelos europeus e que alimentavam uma busca incessante pela “civilização” do coletivo, uma dicotomia entre os modos de ser dos gêneros e os usos e costumes nos ambientes públicos e privados.

​

Palavras-chave: Cotidiano, Público, Privado.

​

011 - HISTÓRIA, MEMÓRIA E AS REPRESENTAÇÕES DAS DITADURAS NO CONE-SUL

​

Profa. Mestre. Carla Darlem Reis (UFS)

Prof. Mestre. Francisco Diemerson (UNIT)

E-mail para envio de resumos:

carlareisufs@gmail.com

 

RESUMO: Este simpósio destina-se a acolher trabalhos que analisem as Ditaduras no Cone-Sul, bem como as suas representações. São trabalhos da área de História ou áreas afins que abordem o estudo sobre as ditaduras latino-americanas, os processos de redemocratização, os conflitos ideológicos gerados por esse estado de exceção, do mesmo modo os produtos culturais, as artes e a ideologia gestada nesse bojo, ademais as relações mantidas com a mídia e a política, pois se entende que as mídias e as suas mais diversas formas são essenciais para compreendermos o momento que aquelas sociedades viviam. As relações dos partidos políticos e movimentos sociais no Estado de repressão e violência. Serão abordados também estudos que analisem a criminalização das lutas sociais, o projeto e atuação das esquerdas e o processo de abertura “lenta, gradual e segura”.

​

Palavras-chave: Ditaduras, Memória, Repressao.

​

012 - HISTÓRIA DO TEMPO PRESENTE E MOVIMENTOS SOCIAIS RECENTES: UMA HISTÓRIA EM CONSTRUÇÃO

​

Prof. Dr. José Vieira da Cruz (UFAL)

Prof. Dr. Antônio Fernando de Araújo Sá (UFS)

Profa. Mestranda. Sara Angélica Bezerra Gomes (UFAL)

E-mail para envio de resumos:

sari_gomes@hotmail.com

 

RESUMO: Este simpósio temático tem como proposta discutir, do ponto de vista teórico e metodológico, a prática investigativa da História do Tempo Presente, buscando situá-la no debate historiográfico contemporâneo. Como debate em aberto, a história do tempo presente é um conceito em construção e expressa também uma história em construção. Esse caráter inacabado e em constante movimento é constitutivo da história do tempo presente e é esse o desafio que temos que o historiador tem de enfrentar na abordagem de temas controversos e que ainda tocam indelevelmente a vida das pessoas. Nesse sentido, o objetivo deste ST é reunir trabalhos que abordem acontecimentos cujos efeitos ainda estão sendo sentidos pela sociedade atual, com ênfase, sobretudo, nos estudos referentes aos movimentos sociais ocorridos no decurso das duas últimas décadas.

​

Palavras-chave: Historia do Tempo Presente, Historiografia, Movimentos Sociais.

​

013 - HISTÓRIAS, SUJEITOS E PRÁTICAS SOCIOCULTURAIS

 

Profa. Ma. Sheyla Farias Silva (UFAL)

​Profa. Dda. Mariana Emanuelle Barreto de Gois (UEFS)

E-mail para envio de resumos:

marianabarretohistoria@gmail.com

​

RESUMO: A preocupação central deste Simpósio Temático (ST) é tornar-se um fórum para apresentação, debates e avaliação das pesquisas desenvolvidas no campo da história sociocultural, entendido de forma ampla. Discussões em torno das vivências dos diferentes indivíduos, ações cotidianas, vida privada, construção de redes sociais, questões relativas à gênero, infância, família, escravidão, relações de poder, política, cotidiano, sexualidade, violência e práticas culturais terão foro privilegiado, visto que objetivamos promover reflexões sobre os novos objetos da história, contribuindo assim para a construção e o enriquecimento do diálogo entre pesquisadores, professores e estudantes interessados nas temáticas abordadas.

Palavras-chave: Gênero, Cotidiano, História Cultural.

Simpósios Temáticos
bottom of page