top of page

Minicursos

​

001 - PERSPECTIVAS E FONTES PARA O ESTUDO DA DITADURA MILITAR EM ALAGOAS

 

Mdo. Paulo Vitor Barbosa dos Santos (UFAL)

Mdo. Magno Francisco da Silva (UFAL)

 

RESUMO: Os estudos sobre a Ditadura Militar brasileira ganharam fôlego nas últimas décadas, o surgimento de novas fontes, tem possibilitado aos historiadores do “Tempo presente” analisar o período a partir de diversos enfoques. Esses novos trabalhos tornam-se possíveis por meio de acervos documentais há pouco abertos à pesquisa. Em Alagoas as pesquisas referentes ao período ditatorial (1964-1985) ainda são escassas, revelando um incômodo silêncio da produção historiográfica. Acervos como o do Projeto Memórias Reveladas (APA), depoimentos da Comissão Estadual da Memória e Verdade Jayme Miranda, documentos de partidos e organizações revolucionárias, constituem-se em farto material para pesquisa histórica. Neste sentido, é objetivo deste minicurso traçar um panorama das recentes pesquisas sobre esta temporalidade, realizadas dentro do (PPGH/UFAL). Assim como, desvelar as possibilidades e potencialidades das fontes elencadas.

 

Palavras-chave: Ditadura Militar, Alagoas, Historiografia.

 

 

 

002 - POSSIBILIDADES E PERSPECTIVAS DE PESQUISA PARA A HISTÓRIA DE ALAGOAS

 

Me. Felipe da Silva Barbosa (UFAL)

Mda. Taysa Kawanny Ferreira Santos (UFS)

 

RESUMO: Desde as últimas décadas do séc. XX as possibilidades de pesquisa em Alagoas atravessam um momento histórico sem precedentes. Com o surgimento de novos espaços de saber, passando pela ampliação e diversificação de grupos de pesquisa, à criação de cursos de pós-graduação. Neste sentido é oportuno a discussão e instrução acerca da atuação nesse contexto. Este curso propõe estabelecer um espaço de reflexão coletiva buscando promover e reunir pesquisadores para discutir possibilidades e perspectivas metodológicas da pesquisa histórica em Alagoas. Expondo procedimentos e reflexões a respeito da produção de conhecimento “histórico”, pensando sempre na relação estabelecida entre a formulação de problemas, a análise e compressão das fontes, e a construção de uma escrita.

 

Palavras-chave: História de Alagoas, Pesquisa, Perspectivas e possibilidades.

 

 

 

003 - FONTES ORAIS NA PESQUISA HISTÓRICA: DESAFIOS DO TEMPO PRESENTE

 

Mda. Maria Viviane de Melo Silva (UFS)

Mda. Edla Tuane Monteiro Andrade (UFS)

 

RESUMO: O objetivo desse minicurso será apresentar e promover um conjunto de discussões acerca de algumas noções básicas sobre teoria e procedimentos metodológicos da História Oral, cuja característica fundamental é pensar as práticas dos sujeitos por meio da análise de narrativas instituídas a partir de fontes orais. Este curso dará enfoque especial à discussão sobre as especificidades da construção e da análise da fonte oral, as fronteiras das linguagens oral e escrita, à problematização das condições de produção de fontes orais, seus limites e possibilidades. Frente aos usos das fontes orais em pesquisas e trabalhos acadêmicos, faz-se necessário debater sobre as mesmas, interligando suas possibilidades, métodos e desafios no tempo presente para o historiador que lida com esse tipo de fonte. Sendo assim, o minicurso no proporcionará uma maior reflexão sobre a relevância do tema em questão, ampliando os horizontes sobre o mesmo.

 

Palavras-chave: Tempo Presente, Oralidade, Pesquisa.

 

004 - CARTOGRAFIAS URBANAS: REFLEXÕES SOBRE A HISTÓRIA, A CIDADE E O PATRIMÔNIO

 

Me. Sandro Vasconcelos da Silva (Museu da Cidade do Recife)

 

RESUMO: Nos últimos anos as ciências sociais e humanas tem demonstrado um grande interesse sobre a temática da cidade desdobrando seus significados e definições. Nossa proposta é trazer reflexões acerca dos debates historiográficos e patrimoniais fornecendo subsídios tanto para essas áreas através de possíveis diálogos interdisciplinares sobre o tema, ansiando um enriquecimento da percepção do fenômeno urbano através dos diversos campos do saber, percebendo nessa troca plurilateral uma ampliação do conhecimento histórico e de sua constante transformação.

 

Palavras-chave: História, Cidade, Patrimônio.

 

 

005 - A IGREJA CATÓLICA E A FORMAÇÃO DE NÚCLEOS POLÍTICOS NO NORDESTE

 

Me. Alex Benedito Santos Oliveira (Escola de Maceió)

Mdo. Leandro de Oliveira Lima (Escola de Maceió)

 

RESUMO: O minicurso tem por objetivo apresentar a Igreja Católica no nordeste, como formadora e articuladora de núcleos políticos subalternos no nordeste, durante o regime militar ( 1961-1988). Foi tomado como ponto central nesta pesquisa, o direcionamento que a Igreja no nordeste apresentou depois da Conferência de Medelín, que passou a orientar a instituição a uma posição de auxilio as classes despossuídas e exploradas. Posteriormente analisou-se como a instituição difundiu núcleos de instrução social, politica e litúrgica denominadas de Ceb´s, em várias cidades do interior do nordeste, visando aglomerar e orientar trabalhadores sobre os direitos sociais que fazendeiros e industriários apoiados no regime militar, os excluíam.

 

Palavras-chave: Trabalhadores, Igreja Católica, Ceb´s.

 

 

006 - O FAZER ANTROPOLÓGICO SOBRE A RELIGIOSIDADE POPULAR: APONTAMENTOS SOBRE TEORIA E MÉTODO

 

Mda. Sergiana Vieira dos Santos (UFAL)

Mda. Levy Felix Ribeiro (UFAL)

 

RESUMO: Este minicurso pretende apresentar contribuições antropológicas das pesquisas voltadas a temática da Religiosidade Popular. Com uma abordagem voltada para as questões teóricas e metodológicas objetiva discutir de que forma a antropologia explica os fenômenos representados pelos ritos e pelas crenças quando a questão é a atribuição da cura à fé do doente na eficácia do remédio e/ou no poder dos agentes culturais. Sugestões de leitura: LEVI-STRAUSS, Claude. O feiticeiro e sua magia. In: Antropologia Estrutural. São Paulo. Cosac Naify, 2008. OLIVEIRA, Roberto C. de. O trabalho do antropólogo. 2. ed. OLIVEIRA, Elda Rizzo. O que é benzeção. São Paulo: Brasiliense, 1985.

 

Palavras-chave: Religiosidade Popular; Antropologia; Teoria.

​

​

007 - GÊNERO E SEXUALIDADE NA SALA DE AULA: ENTRE O DESEJO DO DEBATE E O DEBATE DO DESEJO

​

Me. Sandro José da Silva (UFRPE)

​

RESUMO: Sexo, desejo, hormônios, masturbação, namoro, autoestima, doenças sexualmente transmissíveis, métodos contraceptivos, homossexualidade, bissexualidade, pornografia...entre outros temas permeiam as falas dos estudantes em todas as escolas. Tanto é que os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs), sugerem Gênero e Sexualidade como tema transversal. Entretanto, há inúmeros tabus que partem dos alunos, da família e até da própria Escola. Como lidar, então, com essas interdições e ao mesmo tempo com as demandas que emergem no cotidiano entre professor/aluno? O presente minicurso se propõe a apontar alguns caminhos possíveis para desatar esses nós.

​

Palavras- chave: Gênero; Sexualidade; Escola.

​

008 - COMUNIDADES AFRO DESCENDENTES E INDÍGENAS

​

Me. Vladimir José Dantas (UFAL)

​

RESUMO: A presença de comunidades de afrodescendentes e indígenas que lutam por cidadania, respeito e melhores condições sociais tem se espalhado no Brasil enfrentando preconceitos e discriminações. Mesmo com avanços e reconhecimentos conquistados ao longo do processo histórico, como a Constituição de 1988 e mais recente a Lei 10.639/2003, ainda muito a se discutir. O programa desse minicurso irá contemplar a formação histórica dessas comunidades, os critérios utilizados para o reconhecimento, o cotidiano e o conjunto de ações afirmativas destinadas as comunidades.

​

Palavras-Chave: Cidadania, Cultura, Direitos.

​

​

 

 

 

​

bottom of page